segunda-feira, 20 de março de 2017

A Parcs tem cadastro no Ibama


Porque destinar o resíduo eletrônico para uma empresa com 
CADASTRO TÉCNICO FEDERAL – IBAMA?


O IBAMA

- (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil.



Principais funções e atribuições:

- Atua em território nacional com poder de polícia ambiental;
- Executa ações de meio ambiente que fazem parte das políticas nacionais;
- Atua na área de licenciamento ambiental;
- Faz o controle e monitoramento de qualidade ambiental;
- Fiscaliza e autoriza a utilização de recursos naturais;
- Edita normas e padrões de qualidade ambiental;
- Realiza e executa campanhas educacionais voltadas para a preservação do meio ambiente;
- Elabora sistemas de informações relacionadas ao meio ambiente.

Sem a atuação deste órgão, poderíamos ter um país devastado do ponto de vista ambiental. 



O Cadastro técnico:

A inscrição nos Cadastros Técnicos Federais é realizada no IBAMA e é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas que: exercem Atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais (CTF/APP); e/ou. se dedicam a Atividades e instrumentos de defesa ambiental (CTF/AIDA).




Sua finalidade:

O controle e monitoramento das atividades potencialmente poluidoras e/ou a extração, produção, transporte e comercialização de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora.

Os cadastrados no Ibama devem realizar o Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (RAPP), cuja finalidade é coletar dados e informações das pessoas físicas e jurídicas que realizam as atividades potencialmente poluidoras.

Ou seja, não é apenas um cadastro que é pago a cada 3 meses e permite que a empresa emita trimestralmente um certificado de regularidade, mas sim todo um sistema que controla pessoas físicas e jurídicas através de um cadastro criterioso e um relatório anual muito detalhado, com diversas informações a serem reportadas.

Portanto, uma empresa com cadastro no Ibama traz ao destinador uma segurança maior e autenticidade ao certificado de destinação de resíduos.

Cuidados com o lixo eletrônico

O resíduo eletroeletrônico em sua maioria é reciclável, podemos dizer que 95%, mas não pode ter o mesmo manuseio que o papelão, papel, plásticos e latinhas de alumínio porque possui em sua composição metais pesados que podem contaminar o meio ambiente e quem o manuseia.



A parte que não é reciclável do resíduo eletroeletrônico deve ser destinada a uma aterro industrial para resíduos classe 1 (resíduos perigosos), ou seja, não pode ser tratado indiscriminadamente ou destinado a um aterro sanitário porque vai poluir.

O estoque temporário (no gerador/destinador) deve ser coberto com um piso impermeável.


Entre em contato com a PARCS RESÍDUO ELETRÔNICO, porque temos o Cadastro no IBAMA e podemos te auxiliar com o destino de resíduos eletroeletrônicos.


Nossos contatos:

Site: www.parcs.com.br
Telefone: (41) 3027-2289
Celular / Whatsapp: (41) 99915-5990
Skype: parcsresiduoeletronico
Facebook: www.facebook.com/parcsresiduoeletronico





Nenhum comentário:

Postar um comentário